Atualizada em 12/06/24
  • Cultura de Aprendizagem Contínua, Atitudes e Desempenho no Trabalho: Uma Comparação entre Empresas do Setor Público e Privado

    Disponível somente em PDF. Extraído da Revista de Administração Pública da FGV.

    "Este artigo investiga a relação entre cultura de aprendizagem contínua, percepção de oportunidades de crescimento e desempenho individual, comparando empresas do setor público e privado. O trabalho se baseia em teorias que propõem que crenças compartilhadas sobre o apoio à aprendizagem no contexto organizacional são um importante fator situacional que pode influenciar as atitudes de funcionários e seu desempenho no trabalho. Foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, por meio de questionários respondidos por funcionários da força de vendas de três organizações distintas, principais competidoras em um mesmo mercado, sendo duas delas empresas privadas e uma pública. Os resultados sugerem que a aprendizagem contínua está mais presente na cultura das empresas privadas, e está significativamente relacionada com a percepção de oportunidades de crescimento e com o desempenho."

  • CRM na Administração Pública: Desenvolvimento e Validação de uma Escala de Relacionamento com o Cidadão (ERCi)

    Disponível somente em PDF. Extraído da Revista de Administração Pública da FGV.

    "As empresas utilizam a gestão de relacionamento com o cliente ou Customer Relationship Management (CRM) para estabelecer relacionamentos de longo prazo, mantendo seus clientes satisfeitos e fiéis. Neste contexto, o Citizen Relationship Management (CiRM) surge no setor público como estratégia para aprimorar o atendimento ao cidadão e incentivar a cidadania. Considerando a lacuna da literatura sobre o tema, o objetivo deste estudo multimétodo foi validar um instrumento para avaliar a percepção dos cidadãos quanto às iniciativas de CiRM na administração pública. A principal contribuição deste trabalho consistiu na validação de um instrumento, em versões completa e reduzida, com índices psicométricos muito confiáveis, que pode ser utilizado como ferramenta diagnóstica pelos gestores públicos para promover uma gestão profícua do relacionamento com os cidadãos."

  • Corrupção Governamental e Difusão do Acesso à Internet: Evidências Globais

    Disponível somente em PDF. Extraído da Revista de Administração Pública da FGV.

    "Este artigo investiga as relações entre difusão da internet, voz e accountability, dimensão cultural, corrupção e eficácia governamental, por meio de análise entre países realizada com 117 nações no período de 2000 a 2014. Adotando a técnica de Análise Robusta de Caminho para a análise de dados, conclui-se que, independentemente dos efeitos das variáveis de controle, a difusão da internet promove menores níveis de corrupção governamental, uma relação que ocorre direta e indiretamente via mediação de voz e accountability, que, por sua vez, apresenta forte correlação com a corrupção governamental. A título de contribuição teórica, reforça-se a compreensão de que a internet constitui uma importante ferramenta de combate à corrupção, além de evidenciar o papel moderador da dimensão cultural na relação entre voz e accountability e corrupção governamental e, sobretudo, de incorporar a eficácia governamental ao modelo teórico."

  • Corrupção e Composição dos Gastos Governamentais: Evidências a partir do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos da Controladoria-Geral da União

    Disponível somente em PDF. Extraído da Revista de Administração Pública da FGV.

    "Este trabalho investiga a relação entre corrupção e composição dos gastos governamentais nos municípios brasileiros. Estudos anteriores, utilizando dados para países, apontam que a corrupção distorce a alocação dos recursos públicos, elevando os gastos com defesa nacional e diminuindo os gastos com saúde e educação. A partir de uma medida de corrupção criada a partir dos relatórios da Controladoria-Geral da União, os resultados de estimações por meio de mínimos quadrados ordinários indicam que nos municípios brasileiros ocorre um fenômeno diferente. Verifica-se uma relação positiva e significativa entre corrupção e gastos com educação e saúde. Esse fenômeno se deve primordialmente ao poder de discricionariedade das despesas municipais e das legislações vigentes no país, que exigem dispêndios mínimos com educação e saúde como percentual da receita dos municípios."

  • The Convergence of the Central American Countries to International Accounting Standards

    Disponível somente em PDF. Extraído da Revista de Administração Pública da FGV.

    "Nas últimas décadas, os países da América Central estão fazendo esforços significativos para modernizar tanto a legislação do governo sobre a gestão financeira como os dos seus sistemas de informação financeira. Nesse sentido, esses países pretendem aumentar a qualidade da informação financeira pública, a fim de melhorar os processos de tomada de decisão, reduzir o nível de corrupção, e para manter os cidadãos informados. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é duplo. Em primeiro lugar, avaliar o grau de similaridade da informação financeira que está sendo desenvolvido pelos governos da América Central a respeito das recomendações estabelecidas pelas Ipsas e, em segundo lugar, analisar os esforços e estratégias que esses países estão procurando no processo de implementação desses padrões. Para determinar as diferenças informativas contendo as demonstrações financeiras anuais das autoridades públicas nacionais e as recomendações estabelecidas pela Ipsas, realizamos uma análise de conteúdo dedutivo. Em vista dos resultados, podemos dizer que a qualidade das demonstrações financeiras anuais apresentadas pelos países centro-americanos, em comparação com o recomendado pela Ipsas das informações Ifac, não é suficiente, por isso ainda é necessário, para operar mudanças importantes, levantar novas estratégias para implementar as Ipsas."