Bases de Dados Orçamentários e Qualidade da Informação: Uma Avaliação do Finanças do Brasil (Finbra) e do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops)
Disponível somente em PDF. Extraído da Revista de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas.
Resumo: “O artigo caracteriza e avalia o sistema Finanças do Brasil (Finbra) e o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) nas dimensões de qualidade de acessibilidade, oportunidade e clareza metodológica. Fez-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa mediante fontes bibliográficas e documentais. Constatou-se que o Finbra e o Siops surgiram no contexto de descentralização das políticas públicas brasileiras, que exigiu, além do acesso às informações, maior controle das contas públicas. Os sistemas apresentam semelhantes vantagens quanto à acessibilidade e oportunidade, mas o Siops revelou-se com melhor clareza metodológica. Aponta-se que há necessidade de ampliar o conhecimento sobre essas importantes fontes de registro contábil dos entes subnacionais, com vista a seu melhoramento e aperfeiçoamento.”
Autor(es): Katia Rejane de Medeiros, Paulette Cavalcanti de Albuquerque, George Tadeu Nunes Diniz, Fabio Lima Alencar e Ricardo Antônio Wanderley Tavares
Assunto: Administração Pública
Tipo de material: Artigo
ISSN: 0034-7612
Descrição física: 22 p.
Local de publicação: Rio de Janeiro
Título do periódico: Revista de Administração Pública
Volume: 48
Número: 5
Data do fascículo: set./out. 2014
CDD: 351