(Des)integração entre os Sistemas de Ingresso no Serviço Público: Análise de uma Carreira do Cic

Disponível somente em PDF. Extraído do Cadernos de Gestão Pública e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas.

Resumo: “O objetivo deste artigo é discutir o quão (des)integrado é o gerenciamento do  ingresso no serviço público no Brasil, a partir da análise de uma carreira do ciclo de gestão – no caso, a de especialista em políticas públicas do Estado de São Paulo (EPP-SP). O trabalho, de abordagem qualitativa, utilizou-se do método de estudo de caso, triangulando a coleta de dados de um rol de documentos com as informações de entrevistas semiestruturadas realizadas com múltiplos atores. Como resultado, o artigo descreve e analisa algumas evidências de (des)integração entre os subsistemas de gestão de recursos humanos relacionados com o ingresso na carreira de EPP-SP. De um lado, identificou-se a fragmentação entre o planejamento da força de trabalho da carreira e a avaliação de desempenho no estágio probatório, bem como entre a formação específica acoplada ao concurso público e a alocação dos profissionais na administração pública; e, por outro lado, no tocante ao alinhamento, identificou-se a relação entre o design da carreira (organização, funções e atribuições) e o processo de seleção dos candidatos.”

Autor(es): Lara Lopes Moraes e Fernando de Souza Coelho

Assunto: Administração Pública

Tipo de material: Artigo

ISSN: 2236-5710

Descrição física: 25 p.

Local de publicação: São Paulo

Título do periódico: Cadernos Gestão Pública e Cidadania

Volume: 23

Número: 75

Data do fascículo: maio/ago. 2018

CDD: 351