Dicionário de Políticas Públicas

Disponível somente em PDF. Extraído do Portal da Câmara dos Deputados.

“A Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves”, Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaPP/CBH/UEMG) apresenta o Dicionário de Políticas Públicas, cujo objetivo é disponibilizar conceitos relacionados à teoria e à prática das políticas públicas para estudantes, pesquisadores, gestores públicos e cidadãos interessados na compreensão da gestão pública contemporânea e suas relações internas e externas.

Diante de tão pretensioso desafio, não se objetiva esgotar o tema, muito em razão de sua permanente construção e transformação. Diante disso, foram elencados, inicialmente, alguns verbetes, considerando-se dimensões antropológicas, políticas e econômicas.

Para a consecução desta obra, foram selecionados profissionais de diferentes setores que apresentam reflexões significativas e contributivas nas diversas áreas em que atuam, sejam elas sociais, políticas ou econômicas, e, cujas destacadas trajetórias profissionais se confundem com a definição do próprio verbete e, portanto, são considerados pensadores capazes de transformar e solidificar conceitos, transpor limites e redirecionar interpretações, constituindo-se em saberes extremamente necessários à compreensão e efetivação das Políticas Públicas no Brasil.

Os seus colaboradores – autores dos verbetes – tiveram ampla autonomia técnico-acadêmica no processo de elaboração/sistematização dos textos explicativos referentes aos verbetes sob a sua responsabilidade autoral.

Para a concepção dos verbetes, o autor foi orientado a considerar, fundamentalmente, como contexto e pano de fundo, a interface e aplicabilidade do assunto trabalhado com o tema central Política Pública.

Desta forma, o presente trabalho apresenta verbetes relacionados ao campo de estudos e pesquisas, organizando e sistematizando conteúdos e concepções de práticas em políticas públicas, considerando-se as transformações político-econômicas e socioculturais que as orientam e que nelas são constituídas para além de compromissos ideológicos específicos.

É importante, também, ressaltar que, por ser um trabalho de autores múltiplos, com formação e ideologias bastante diversificadas, obteve-se um resultado com formas, metodologias e concepções distintas, incorporando diferentes correntes interpretativas e cada uma dessas contribuições, consequentemente, amplia um novo campo para a leitura sobre a temática. Não visa à exaustão, mas à representatividade de tradicionais e novos elementos para a discussão em torno de algumas questões que sustentam ou atravessam o debate nacional e internacional acerca das políticas públicas.

A FaPP/CBH/UEMG apresenta, pois, esse dicionário, esperando contribuir para um aprofundamento na reflexão sobre políticas públicas com 142 verbetes, elaborados por 36 autores, que prontamente e de forma colaborativa anuíram ao projeto, aos quais muito agradecemos pela participação e por acreditarem na efetivação deste dicionário.