Estratégias de Responsabilidade Social e Esfera Pública: Um Debate sobre Stakeholders e Dimensões Sociopolíticas de Ações Empresariais
Disponível somente em PDF. Extraído da Revista de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas.
Resumo: “Os autores apresentam um argumento favorável ao desenvolvimento de pesquisas fundamentadas no diálogo entre diferentes perspectivas epistemológicas objetivando uma compreensão mais adequada das estratégias de responsabilidade social empresarial (RSE) e seus impactos sobre a esfera pública. A justificativa para tal argumentação está associada ao crescimento das ações de RSE no Brasil desde o final da década de 1990, como um reflexo do avanço da globalização e o aumento do poder das grandes empresas ante o Estado e a sociedade civil. O artigo destaca a limitação de grande parte da literatura de RSE em reconhecer estratégias voltadas para stakeholders como um fenômeno equivocadamente centrado na empresa, desconhecendo relevantes questões mais amplas associadas a dimensões políticas e sociais.”
Autor(es): Fernanda Filgueiras Sauerbronn e João Felipe Rammelt Sauerbronn
Assunto: Administração
Tipo de material: Artigo
ISSN: 0034-7612
Descrição física: 24 p.
Local de publicação: Rio de Janeiro
Título do periódico: Revista de Administração Pública
Volume: 45
Número: 2
Data do fascículo: mar./abr. 2011
CDD: 658.408