Manual de Normalização de Documentos Científicos de Acordo com as Normas da ABNT
Disponível somente em PDF. Extraído do Acervo Digital da UFPR.
“Elaborar um trabalho acadêmico não é tarefa fácil. É preciso primeiro se deixar envolver pela imensidão da literatura existente sobre o objeto de estudo, ler e selecionar aquilo que for pertinente. Depois é preciso organizar as ideias, preparar o roteiro e segui-lo na redação do texto. E aí, então, deparar-se com as normas. Mas normalizar um texto também não é tarefa fácil. Há normas de estrutura de texto com mínimos detalhes como margens à direita, à esquerda, acima e abaixo. Normas para a redação, para a citação e para as referências, além de outras. Mas afinal, para que servem? Por que segui-las? Ora, para que quando outros estiverem buscando, em meio à imensidão de textos, possam encontrar o teu texto e lê-lo. E, ainda, se o trabalho está normalizado ele é mais facilmente recuperado por buscadores como o Google, o que impulsiona a difusão, facilita a leitura do trabalho e a citação, aumentando assim o índice de impacto do trabalho no meio acadêmico. Como alguém que está lendo um texto pode saber se aquele trecho de interesse foi escrito pelo autor, ou é uma paráfrase ou, ainda, é uma citação literal? Somente por meio de elementos identificadores. E estes elementos são as normas. As normas são os padrões que permitem que em qualquer lugar do mundo e em qualquer suporte, físico ou digital, um texto possa ser facilmente identificado, como um livro, uma revista, um artigo, uma tese, uma dissertação ou, ainda, um trabalho de conclusão de curso de graduação ou de especialização. Por este motivo é que a UFPR vem buscando ao longo de mais de trinta anos auxiliar os autores na tarefa da normalização. Por meio de uma comissão composta por bibliotecárias, a UFPR procura se atualizar e acompanhar todas as modificações feitas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, e tornar a compreensão destas normas mais simples para os autores, por meio de exemplos extraídos de trabalhos acadêmicos reais, com os quais eles podem facilmente se identificar. Esta edição de 2015 traz como novidade o formato em um único volume, e notas sobre acessibilidade, visando atender às necessidades das pessoas com deficiência visual, referentes à descrição de ilustrações e/ou figuras (gráficos, quadros, mapas). Esta nova configuração visa promover um manuseio e uma localização mais rápidos dos itens procurados e também atender as novas demandas informacionais.”