Atualizada em 12/06/24
  • A Participação Cidadã como um dos Princípios de Governo Aberto

    Disponível somente em PDF. Extraído dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania.

    "Nas últimas décadas, a participação cidadã constituiu-se como um instrumento de aprofundamento democrático e de qualificação da gestão pública. Seguindo essa tendência, algumas iniciativas pioneiras de governo aberto incluíram a participação como um de seus princípios fundamentais. No entanto, o significado e as características da participação como um princípio de governo aberto têm sido discutidos superficialmente pela literatura do campo. Portanto, os objetivos deste estudo foram discutir diferentes formas de se classificar a participação cidadã e distinguir quais de suas características são consideradas adequadas enquanto princípio de governo aberto. Em síntese, o estudo demonstra que a participação cidadã no contexto do governo aberto deve ir além das simples consultas, pois é preciso garantir o protagonismo e o envolvimento dos cidadãos nas decisões políticas. Faz-se necessário que haja participação real e ativa, na qual os cidadãos possam fazer parte do processo político e tomar parte nas decisões, contribuindo para o fortalecimento da cidadania, da democracia deliberativa e da legitimidade das decisões."

  • Determinantes dos Prazos das Compras Públicas por Meio de Pregão Eletrônico

    Disponível somente em PDF. Extraído dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania.

    "O presente estudo teve como objetivo identificar fatores determinantes dos prazos das licitações públicas. Foram formuladas hipóteses com base na lógica dos leilões e no referencial teórico das compras públicas e da área específica de licitações e contratos públicos, utilizando dimensões características do bem, do procedimento e do fornecedor. A proposta foi realizar uma análise das contratações públicas buscando elucidar fatos, com o propósito de minimizar os prazos visando à maior eficiência. A coleta de dados deu-se em quatro unidades técnicas da Fundação Oswaldo Cruz, extraídos pelo sistema de compras governamentais, no período de 2011 a 2019, com uma população substancial dos eventos de licitação ocorridos por pregão eletrônico. Os dados foram analisados por análise paramétrica e multivariada, por meio de regressão múltipla. Os resultados apontam para diversos fatores que influenciam de maneira positiva os prazos, aumentando-os, fatores que, quando bem administrados, podem mitigar esses prazos. O estudo traz contribuições para a área de políticas públicas, podendo ajudar pesquisadores focados no tema de licitações públicas e auxiliar formuladores de políticas de governo."

  • Lei de Licitações e Contratos Administrativos: Lei nº 14.133/2021

    Disponível somente em PDF. Extraído da Livraria do Senado Federal.

    "Este livro apresenta a nova Lei de Licitações e Contratos, Lei no 14.133/2021, que entrou em vigor no dia 1º de abril de 2021, data de sua publicação.

    A norma anterior, a Lei no 8.666/1993, continua vigente, mas será revogada após decorridos dois anos da publicação da nova lei. Nesse período, a Administração poderá optar pela aplicação de uma ou outra ao licitar ou contratar diretamente, vedada a aplicação combinada das duas.

    O leitor pode encontrar a antiga Lei de Licitações em outro livro do Senado, intitulado Lei no 8.666/1993: licitações e contratos. Pode ainda, caso queira obra mais ampla, recorrer à publicação Licitações e contratos administrativos, coletânea que reúne as duas leis, além de normas correlatas."

  • Limites do Orçamento Público Brasileiro nas Dimensões Econômico-Financeira e Sociopolítica

    Disponível somente em PDF. Extraído da Revista Tributária e de Finanças Públicas.

    "O artigo discute os limites do orçamento público brasileiro a partir das dimensões econômico-financeira e sociopolítica. É uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, baseada na análise de literatura e normas nacionais e internacionais, manuais e documentos técnicos sobre orçamento público. A dimensão econômico-financeira prioriza a análise técnica do processo orçamentário. Já a sociopolítica incorpora aspectos políticos do orçamento, governança e accountability, reconhecendo que são interdependentes e integrativos do mesmo sistema alocativo, ou seja, tecnopolítico. Apesar dos avanços, o desenvolvimento de ambas as dimensões ainda enfrenta desafios. Conclui-se que o orçamento público carece de uma ótica alocativa mais ampla, concebida como diferentes formas e sistemas de deliberação pública sobre a criação e a distribuição de riquezas da sociedade, priorizando-se o contexto e a equidade inter-geracional."

  • Os Caminhos da Interpretação do Sistema Jurídico Tributário a Partir dos Direitos Fundamentais e a Segurança Jurídica em Matéria Tributária

    Disponível somente em PDF. Extraído da Revista Tributária e de Finanças Públicas.

    "O presente artigo tem por objetivo analisar a interpretação jurídica do sistema tributário nacional a partir dos direitos fundamentais erigidos. Essência do neoconstitucionalismo, a prevalência dos direitos fundamentais e a função diretiva dos princípios devem ser conciliadas à estrita legalidade tributária. Nesse contexto, buscar-se-á demonstrar não haver conflito entre o respeito à estrita legalidade e a observância principiológica direcionadora da implementação de valores, tais como dignidade da pessoa humana, segurança jurídica, justiça social e respeito às garantias individuais, na missão interpretativa para aplicação das normas tributárias."